segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Antes que eu vá por Lauren Oliver


Capa de Antes que eu váISBN: 9788580570595
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento:
 2011
Páginas: 360
Classificação: 5/5
Onde comprar: Submarino | Livraria Saraiva | Livraria Cultura |Compare preços Book Depository
Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.
Terminei há pouco tempo de ler Antes que eu vá. Estou ainda meio chocada. É um daqueles livros que fazem você refletir e pensar no que você está fazendo. É certo? É errado?
Eu esperava pelo lançamento do livro de estreia da Lauren Oliver desde que bombou nos blogs internacionais. Lembro que junto com algumas pessoas no twitter fazia “campanhas” pela publicação. Quando saiu a notícia que a editora Intrínseca havia comprado os direitos, chegou a hora de pentelhar para publicarem o quanto antes. Eles confirmaram, seria em 2011. Começo do segundo semestre. Fiquei extremamente feliz, estava louca para lê-lo.
Quando finalmente recebi o exemplar – não lembro o motivo – acabei deixando-o esperar na fila de leitura. Hoje me pergunto por que fiz isso. Não tem motivos, era um livro que eu aguardava demais! O mínimo esperado é que eu me jogasse na leitura assim que o pacote estivesse aberto. Mas não aconteceu. O que talvez tenha sido bom. Não li na época que só se falava dele. Li calma e tranquila. Até as minhas expectativas foram deixadas de lado. Quando abri o livro, foi como se eu nunca tivesse lido nada sobre ele.
Antes que eu vá é um livro totalmente diferente do que eu estava acostumada, e estou começando a notar um padrão de livros “diferentes” que a Intrínseca vem lançando. É um diferente no nível de Um Dia.
Samantha Kingston é uma garota popular, não a abelha-rainha, mas ela faz parte do topo da pirâmide. Não foi sempre assim, mas ela ignora o passado o quando pode para que não manche o seu presente e futuro. Tem amigas maravilhosas, suas melhores amigas, um namorado desejado por todas as garotas, é invejada e admirada. Até que um dia ela percebe que tudo acaba, ela morre sem ter chance de se despedir. Mas por algum motivo ela acorda e tem a chance de viver seu último dia novamente.
Eu tive um misto de sentimentos durante a leitura. Acredite, em nenhum momento senti ódio daSamantha. Li em alguns comentários de quem já tinha lido, que dá vontade de mata-la de uma vez por todas. Mas não senti isso. A “própria” Samantha conversa com o leitor durante a história e diz: “O que eu fiz realmente foi tão pior do que todo mundo faz? É realmente muito pior do que você faz? Pense a respeito”. Sempre julgamos os outros, falamos que o outro é errado, que o outro FAZ errado. É meio difícil parar e pensar no que EU (ou você no caso) faço. Reconhecer os erros é bem difícil. E é ai que está. É fácil julgar as atitudes da personagem e é o que ela faz durante o livro. A cada sua nova chance ela precisa aprender a reconhecer o que é importante, precisa parar de olhar para o que os outros fazem de errado e olhar para ela, e o que ela está errando.
Nos dois primeiros capítulos achei que a história iria cair em uma mesmice sem fim. Já que o dia se repete, pensei que seria sempre a mesma coisa, ela só tentando mudar algumas atitudes, mas não o roteiro inteiro. Engano total. Nas diversas vezes que a Sam acorda novamente, é uma nova Sam, que faz coisas muito diferentes. Ela desafia o destino, tenta amenizar, corrigir, ou se salvar. Torcemos por ela, para que no final aconteça algo realmente bom.
Não fiquei decepcionada com o final. Achei que a autora soube levar muito bem o livro. Conduziu a história mudando um ou outro fato que desencadeou perfeitamente na sua conclusão. Lauren Oliverestá de parabéns e aguardo ansiosa para ler seus próximos livros. Não, não há continuação para Antes que eu vá, antes que me perguntem. Finalmente não é um livro de série. Hehehe.
Lauren Oliver é incrível! Recomendo a todos a leitura de Antes que eu vá. Ao mesmo tempo em que é um livro sobre uma adolescente, ele te faz refletir de uma tal maneira, que parece que estamos lendo um livro muito complexo. Cheio de metáforas e coisas próximas do nosso dia-a-dia.
Ele desperta algo em você. Experimente


TIRADO DO BLOG : GAROTAIT.COM 
*-*
obg por nos fornecer este material :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário